PJE

Tecnologia Limpa


A natureza tem um jeitinho de eliminar os poluentes, quando a poluição está muito alta, ela providencia ozônio. Podemos medir a quantidade de ozônio na atmosfera e usá-lo como indicador da poluição.

   O ozônio (O3), existe na atmosfera e é gerado pela ação dos raios elétricos nos átomos de oxigênio (O2).
O gás ozônio, o melhor purificador de ar do mundo. 




O uso de ozônio é seguro?
Muito, ele vem sendo usado há muitos anos nos Estados Unidos e Europa, ele é bem mais
eficiente que o cloro.

Gerador de ozônio da iresumo

Que tipos de poluentes estão no nosso ambiente?

Entre os resíduos mais comuns de ambientes internos estão:

Cheiro de cigarro: acumulado por falta de ventilação no ambiente.
 
Fungos: podem surgir pela umidade, induzido por colônias de mofo. O principal efeito adverso dos fungos vem das propriedades alergênicas das paredes celulares dos esporos e provocar episódios em pessoas que já têm asma.

Compostos Orgânicos Voláteis: são emitidos como gases de uma variedade de produtos químicos, alguns dos quais podem ter efeitos sobre a saúde a curto e longo prazo.

Bactérias em geral. Na água, o ozônio destrói as bactérias em segundos, não deixa gosto e nem cheiro(um ótimo substituto para o cloro)

Todos podem ser eliminado com o uso de ozônio.
O ozônio está presente na odontologia, a raiz do dente possui vários quilômetros de micro vasos, o ozônio passa por elas oxidando todas as bactérias. No Brasil, o uso na odontologia é bem raro apesar de ser barato e eficiente.


O gerador de ozônio
 
Existem varias formas de conseguir sintetizá-lo, na natureza, ele é encontrado a dezenas de quilômetros acima, onde as moléculas de oxigênio absorvem a energia do sol, especificamente as radiações infravermelha( que é nociva para os seres vivos), essa energia quebra a molécula de oxigênio(O2) e reorganiza em O3, o ozônio.
Uma outra forma, é as descargas elétricas, durante a chuva acontece muito isso, até podemos sentir o cheiro característico do O3. O gerador de ozônio imita essas descargas elétricas( as descargas elétricas dos raios)
Diagrama:

 
Oscilador: gera uma frequência , ela é aplicada na base de um transistor , (modo cahave)
Transformador : A freqüência gerada, é aplicada nas bobinas, e por indução, o resultado é uma tensão de 22 a 30 mil volts ( de baixa corrente)
Tubo de descarga: onde acontece o efeito corona, através da avalanche de elétrons é sintetizando o O3

Esquema do oscilador(copiado da net)










Nenhum comentário:

Postar um comentário